No dia em que completou 32 anos, o militar José Roberto de Melo Queiroz Filho trocou qualquer tipo de comemoração por um desafio pessoal. Ontem (21), ele correu 19 quilômetros em homenagem à mãe, Maria Edneuza Guazina, que lutou contra um câncer durante 19 anos e morreu em maio deste ano. A ideia surgiu poucos dias após a despedida. José mora em Alegrete (RS) e viajava para Campo Grande depois de receber a notícia de que a mãe estava internada na UTI, com os sinais vitais baixos. Foram cerca de 1,5 mil quilômetros percorridos de carro. Durante o trajeto, recebeu uma mensagem da irmã informando que a mãe havia morrido. "Eu comecei a chorar, orar e escutar uma playlist de músicas de louvor, vim refletindo e lembrando dela como se fosse um filme." Foi nesse momento que a homenagem começou a tomar forma. "Foi de repente, pensando no tempo em que ela lutou contra o câncer, que surgiu a ideia. Ela enfrentou tudo o que passou durante 19 anos; nada mais justo, por toda a resiliência, garra, coragem e fé dessa luta, do que homenageá-la com uma corrida de 19 km, 1 km por ano de luta." Mais do que lembrar da doença, José prefere falar sobre quem a mãe foi durante a vida. "Ela era uma mulher fantástica! Sempre sorridente e com uma energia que contagiava todos que estavam perto dela." Segundo ele, mesmo diante de anos de tratamentos, cirurgias e sessões de quimioterapia, a fé nunca foi abalada. "Minha mãe sempre teve muita alegria de viver, estava sempre feliz, mesmo durante todos os anos de tratamentos, cirurgias e afins." A principal lição deixada por ela também está ligada à espiritualidade. "Ela sempre me disse: 'Tenha Deus na sua vida e você terá tudo'." O filho conta que a mãe jamais reclamava da própria condição. Uma das lembranças mais marcantes vem do início do tratamento. "Tenho nítido na cabeça, no início do tratamento até de bicicleta ela ia para as quimioterapias." Mesmo com o passar dos anos, ela continuou ativa e envolvida com a comunidade religiosa. "Tenho uma foto em minha cabeça dela na igreja dando seu testemunho de vida e careca por conta do tratamento. Ela nunca quis parar, ficar numa cama ou se lamentar." A doença esteve presente durante quase duas décadas, mas a possibilidade da despedida só se tornou real para José nos últimos dias de vida da mãe. "Foi algo muito sofrido, cheio de incertezas e preocupações, nunca imaginei que um dia minha mãe não estaria mais aqui conosco." Ele conta que o choque veio quando a viu debilitada em casa. "Era impossível ter a imagem dela desse jeito, foi um choque muito grande que realmente me fez começar a refletir sobre o tempo que teria com ela ainda." Durante os 19 quilômetros percorridos ontem, o militar levou consigo as lembranças acumuladas ao longo da vida. "Vou lembrar das falas dela para mim, dos conselhos, dos abraços, beijos e de todo o amor que ela sempre teve comigo." Para ele, a corrida foi uma forma de honrar o legado que recebeu. "Minha mãe me ensinou em vida a amar a Deus, portanto, é por ela e para honrar esse legado todo que vou correr." Ao completar o percurso, José já sabia o que gostaria de dizer à mãe. "Mãe, obrigado por tudo, hoje me tornei o homem que sou por todo o teu amor e dedicação em me ensinar o caminho de Deus e fazer o bem acima de tudo. Eu te amo para sempre."


