Operação termina em confronto e tiros no Jardim Noroeste

Brasil Geral Mato Grosso do Sul Notícias Últimas notícias

Imagens registradas na Rua Indianápolis mostram policiais militares atirando enquanto pessoas que estavam no local jogam pedras contra a equipe. A situação ocorreu durante a Operação Saturação, realizada na noite de sexta-feira (26), no Jardim Noroeste, em Campo Grande. Nos vídeos, é possível ouvir tiros em meio à movimentação. Pessoas que estavam em estabelecimentos comerciais aparecem correndo e gritando enquanto a confusão se espalha pela rua. A Polícia Militar, por meio da 11ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), com apoio do 9º BPM (Batalhão de Polícia Militar), realizou a fiscalização nas conveniências Prime I e Prime II. Segundo a corporação, foram constatadas irregularidades nos dois estabelecimentos, como funcionamento fora do horário permitido pelo alvará e ausência do CVCBM (Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar). A ação integrada também contou com a participação do Corpo de Bombeiros e da Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável). Por causa das irregularidades, a Semades lavrou autos de infração no valor de mil reais para a Conveniência Prime I e de R$ 1.500,00 para a Conveniência Prime II. O Corpo de Bombeiros Militar também autuou a Conveniência Prime II em 50 UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul) e expediu notificações para adequação dos estabelecimentos às normas de segurança. Ainda conforme a Polícia Militar, durante a operação, um grupo de pessoas que estava nas proximidades passou a arremessar pedras e outros objetos contra as equipes de fiscalização. Diante da situação, equipes de Força Tática do 9º BPM e da 11ª CIPM utilizaram instrumentos de menor potencial ofensivo para restabelecer a ordem e garantir a segurança dos presentes. A Polícia Militar informou que não houve feridos nem danos materiais. Ao todo, 40 pessoas foram abordadas e quatro veículos foram vistoriados. Não houve registro de prisões ou apreensões. Operação Saturação – A operação é uma ação recorrente da Polícia Militar em Mato Grosso do Sul, com foco no reforço do policiamento ostensivo em regiões com maior incidência criminal. Em Campo Grande, a estratégia é registrada pelo Campo Grande News desde 2012 e envolve abordagens a pessoas, blitz, vistorias em veículos, fiscalização de bares, conveniências e tabacarias, além de checagem de foragidos. As ações costumam ser montadas com base em dados de criminalidade e podem mobilizar diferentes batalhões, viaturas, equipes de trânsito, policiamento ambiental e até helicópteros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *